Menu de opções

Casas de Madeira tem Proteção Contra Umidade?

uma casa de madeira pré fabricada.

Na construção de casas, a madeira é amplamente empregada, seja como parte da estrutura, seja na produção de pisos, revestimentos e coberturas. Para preservar a madeira da ação prejudicial da umidade, há diversos produtos disponíveis, acessíveis mesmo para quem não é especialista no tema. Acompanhe para aprender como proteger sua casa de madeira dos efeitos danosos da umidade!

uma casa de madeira pré fabricada.

Como evitar umidade em casa de madeira?

Existem métodos simples e eficazes para impermeabilizar a madeira, protegendo-a contra infiltrações e umidade, que podem causar danos como empenamento, rachaduras e apodrecimento. A madeira, quando não tratada, absorve água, diminuindo seu volume original. Esse ciclo de contração e expansão pode levar à deformação ou rachadura.

Além disso, a umidade não tratada, especialmente em áreas mais úmidas, pode resultar em mofo, tornando o ambiente insalubre, especialmente para pessoas com problemas respiratórios.

Embora profissionais geralmente realizem serviços de impermeabilização, você mesmo pode aplicar soluções impermeabilizantes em sua casa de madeira. O mercado da construção civil oferece diversos produtos vedantes para madeira que são fáceis de aplicar e proporcionam excelentes resultados.

Muitos desses produtos são à base de polímeros epóxi, resinas acrílicas elastoméricas, acetona e outros ingredientes. Além disso, vernizes, incluindo opções coloridas, são eficazes para proteger a madeira contra a umidade. Portanto, escolha a opção que melhor atenda às suas necessidades e mantenha sua casa de madeira livre de problemas causados pela umidade.

Como construir casas de madeira evitando umidade?

Uma técnica é manter uma distância de 20 centímetros entre a altura do terreno e a varanda, e outros 20 centímetros entre a varanda e a parte interna da casa. Assim, a casa fica elevada pelo menos 40 centímetros em relação ao solo.

Outra opção é usar madeiras nobres e impermeabilizadas, como a maçaranduba, excelente para a construção de paredes. Essa madeira é muito resistente e pouco permeável, o que impede a entrada de umidade. Escolher materiais adequados e seguir essas práticas simples pode garantir uma construção mais durável e resistente.

Cuidados especiais nas casas de madeira

Essas paredes são naturalmente mais suscetíveis à umidade, para evitar esse problema, é indicado o tratamento durante a fundação, prevenindo assim o início da umidade.

Se você está planejando construir uma casa de madeira, não se preocupe, elas podem ser construídas em qualquer terreno e região, independentemente do clima. Além de poder tratar a madeira para evitar umidade, ela também funciona como um isolante térmico natural, isso significa que não fica muito quente no verão nem muito fria no inverno.

Perguntas frequentes

O que passar na madeira para proteger da água?

Para proteger e repelir a água da madeira, especialmente em ambientes externos, o stain preservativo para madeira com ação hidrorrepelente é uma das escolhas mais eficazes.

Como impermeabilizar casa de madeira?

Adquira um impermeabilizante à base d'água, disponível em lojas de materiais de construção. Ele pode ser neutro ou ter cor. Antes de aplicar, certifique-se de lixar a superfície de madeira.

É possível impermeabilizar madeira?

Ao tornar a madeira impermeável, você a protege contra danos causados pela água, evitando manchas, fungos e apodrecimento. Além disso, a impermeabilização pode estender a vida útil da madeira, tornando-a mais durável.

O que passar na parede de madeira?

A tinta acrílica é a escolha ideal para pintar paredes. Feita com resina acrílica, ela é impermeável e resistente ao mofo. Uma de suas principais vantagens é a versatilidade nos acabamentos, que podem ser acetinados, foscas ou semibrilhantes.

Conclusão

As casas de madeira podem ser protegidas contra a umidade de maneiras eficientes. Utilizando técnicas como impermeabilização, escolha de madeiras nobres e tratamentos adequados, é possível evitar problemas como deformações, rachaduras e o temido mofo. Além disso, empresas especializadas, como a Lazzarin, adotam cuidados desde a fundação até a construção das paredes, garantindo que a casa fique verdadeiramente protegida.

A madeira, quando tratada corretamente, não apenas resistirá à umidade, mas também oferecerá um ambiente mais duradouro e confortável. Portanto, ao construir ou cuidar de uma casa de madeira, lembre-se dessas práticas simples, mas essenciais, para manter sua habitação segura e preservada por muitos anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.