Menu de opções

Casas Rústicas Em Pedra São Frescas No Verão e Quentes No Inverno

  • on 23 de julho de 2014
  • Likes!

Muito comuns na Europa, as casas construídas em pedra, um material muito abundante e que oferece um isolamento térmico e acústico perfeito, estão ganhando espaço pelo mundo fora como uma opção fantástica para moradias.

Seguem-se alguns exemplos de casas rústicas em pedra.

 

casa-rustica-pedra

 

No Brasil

A utilização de rochas na construção é uma técnica chamada de ¨cantaria¨ no Brasil. Trata-se de uma técnica milenar, que chegou no Brasil por influência portuguesa, em especial nas regiões rurais.

O assentador garante o resultado da obra, que depende uma especialização profissional para ficar perfeita. O trabalho determinará a aparência entre as proporções de pedras grande e pequenas, para harmonizar o visual que elas propõem. Por isso, o recomendado é que cada pessoa faça uma mesma parede, o que torna o trabalho mais lento e um processo que exige detalhes importantes a serem levados em conta.

A Utilização De Pedras Estruturais

O concreto ciclópico é uma opção mais ágil de compor estruturas de pedra. Trata-se de ummaterial mais apreciado por arquitetos modernistas e o método se consiste em moldar as paredes de concreto com fôrmas de madeira, substituindo britas por pedras de até 20 cm de diâmetro. Resulta em um visual bruto e muito rústico.

Já para os muros de arrimo, o mais indicado é o gabião, que é uma espécie de engradado preenchido com rochas. Este fica em contato direto com o solo, sem se deteriorar.

Revestimentos de Pedras

Ainda que as pedras sejam perfeitas na estrutura da casa, são mais práticas se utilizadas no revestimento, embora não seja muito habitual tal utilização, pois como revestimento as pedras dão mais trabalho na hora da execução.

Aproveitar esse material para marcar um eixo importante da casa pode ser uma opção muito interessante, sem transformá-lo em um adereço ou um tipo de enfeite.

As pedras utilizadas como pisos podem dar continuidade entre um ambiente e outro, seja ele interno ou externo. Também podem servir de elo de ligação entre um ambiente interno e um externo.

Para utilizar pedras encontradas em seu terreno é preciso procurar um órgão responsável para conseguir a autorização da extração das pedras. Contate um órgão de proteção ambiental de sua cidade para poder se informar melhor e conseguir a tal autorização.

Uma das pedras que podem ser utilizadas como revestimentos é o quartizito, que são as pedras Brasileiras. Também as madeiras goiás e são tomé, que oferecem um conforto térmico muito importante, além de serem de fácil corte e manutenção, podem ficar expostas ao natural ou receber resina hidrofugante, um simples polimento as deixa novinha em folha.

Este estilo de casa rústica é muito utilizada para climas frios, por serem quentinhas, gerando assim uma economia em aquecedores no inverno. Adicionalmente, dispensam o uso de lareiras e são muito aconchegantes.

As casas rústicas em pedra são ecologicamente corretas se licenciadas de forma certa, além de serem bonitas e elegantes. Seu estilo rústico é acolhedor e muito confortável, ideal para quem deseja paz e descanso.

Categorias do artigo:
Casas de campo · Casas de Praia · Casas Rústicas

Comentários

  • gostaria de saber se vc.tem orçamentos para uma casa de pedra e madeira.ex.do alicerce ao porão pedra e depois madeira,meu terreno é de 1000m2,e também necessito de um projeto para jardim,o que se faz primeiro o projeto paisagista ou a casa,tenho algumas dúvidas a esse respeito.obrigada estou no aguardo.

    Sueli da Silva nascimento 6 de agosto de 2014 00:03 Responder
  • Bom dia!
    Por favor me envie por email a planta desta casa rústica e como funciona o procedimento de construção.
    E orçamento.

    grata,
    Letícia (34) 9797.0779

    Letícia Heitor Souto 16 de novembro de 2014 11:19 Responder
  • ola essa casa rustica esta a venda e localzada aqui no brasil ?resposta urgente porfavor ,,

    leia alves 23 de abril de 2017 16:11 Responder
  • Olá, boa noite vocês constroem como esta da foto? Entra em comunicaçao no zap comigo por este numero 7588010732.

    Flávia 2 de junho de 2017 01:31 Responder
  • Bom dia.
    Possuo um projeto que estou realizando básico, de uma casa rústica, em madeira.
    gostaria de informação de custos de montagem por vocês, da mesma.
    Grato
    Andre Lyrio (21)34976422 (21)972574176

    Andre Lyrio 19 de julho de 2018 13:42 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.