Casas de madeira pré-fabricadas em Espanha

As casas de madeira e as casas pré-fabricadas são cada vez mais populares em Espanha, são encontradas principalmente no interior porque é quase impossível obter licenças de construção, para os locais costeiros.

Qual é a diferença entre uma casa de madeira e uma casa pré-fabricada?

Uma casa pré-fabricada é geralmente feita em peças numa fábrica e depois montada no local, enquanto uma casa de madeira, na maioria dos casos, é construída no local. Algumas casas de madeira também são feitas em peças, numa fábrica, o que significa que podem ser movidas para outro local numa data posterior, se necessário.

Quais as licenças de planeamento que você precisa?

Alguns podem argumentar o facto de que você pode simplesmente comprar um terreno e construir uma casa de madeira sem a necessidade de licenças. Isto em alguns locais é realmente verdade porque estas casas são classificadas de ‘não permanentes’, mas isto não é de todo aconselhável. Para começar, você vai precisar de água e energia eléctrica no seu terreno, e se legalmente não existir lá nenhuma casa, você não vai conseguir a ligação. Além disso, quando quiser vender só terá títulos do terreno e não da casa. Tome cuidado se comprar uma casa de madeira existente, verifique se o imóvel está registado correctamente, ou poderá um dia ter que enfrentar a equipe de demolição.
Uma abordagem sábia é visitar a Câmara Municipal antes de comprar o terreno e informá-los daquilo que quer fazer, pois o presidente também tem orientações a seguir.
Outra possibilidade é alugar ou comprar um lote num ‘desenvolvimento’ já existente, estes estão a surgir em muitos lugares e são totalmente auto-suficientes, alguns com piscinas e outras facilidades, enquanto outros simplesmente fornecem o terreno com água e electricidade. A menos que você queira mesmo ficar sozinho, num sítio isolado, esta pode ser uma excelente maneira de possuir uma casa de madeira, terá mais segurança quando estiver ausente e, pode alugá-la enquanto não a estiver a habitar.
Não tome como dado adquirido que todos estes ‘desenvolvimentos’ são completamente legais, basta visitar a Câmara Municipal para verificar o status do loteamento em questão.

Construir uma casa

Cada vez mais pessoas estão a construir a sua casa de sonho em Espanha, visto que é uma alternativa mais barata. Ao construir uma casa, aplicam-se as mesmas regras de compra de uma casa e, ainda mais algumas. Em Espanha existem muitas regras e restrições no que diz respeito ao terreno, tal como, o tamanho necessário antes que possa construir, assim como as zonas verdes.
A melhor maneira de proceder é ter um bom advogado e trabalhar com uma agência imobiliária, profissional. Quando escolher um construtor, é aconselhável ir ver alguns imóveis, construídos por ele, isto irá dar-lhe uma boa indicação de como fazem as casas e o tipo de materiais que usam.
Não pague a casa a pronto pagamento, é melhor pagar em partes. Em primeiro lugar compre o terreno, depois a fundação, paredes e telhado e a ultima prestação deve ser, da casa finalmente concluída.

Casas de madeira – Uma alternativa aos Tijolos e Argamassa

Geralmente, se olhar para as revistas que mostram a vida dos ricos e famosos, ficará surpreendido em ver, quantos vivem em construções de madeira e, o luxo que essas casas apresentam!
Atenção: a licença de construção normal é necessária, assim como um arquitecto qualificado, para Espanha.
As garantias podem variar de fabricante para fabricante. A construção deve ter garantia de 10 anos, conforme exigido na Espanha.
Verifique se está a lidar com um fabricante com alguns anos de reputação no mercado das casas pré-fabricadas e, não com um que aproveitou a popularidade deste tipo de construção.
O mercado em Espanha, ainda não amadureceu o suficiente para dar detalhes da valorização das casas pré-fabricadas. Na América e no Norte da Europa as revendas valorizam tanto, se não mais do que os edifícios tradicionais.
Construções de madeira são muito populares em todas as regiões da América, onde as temperaturas variam de extremos. A popularidade geral é por causa do estilo de vida saudável fornecido por uma construção em madeira.
A madeira não absorve humidade da mesma forma que o tijolo ou cimento e, a casa está livre de humidade. A madeira oferece um isolamento natural, proporcionando verões mais frescos e invernos mais quentes.

Deixe a sua opinião