Menu de opções

Casas fantásticas – CASAS ECOLÓGICAS DE BARRO

  • on 9 de abril de 2014
  • Likes!

Todos pretendemos ter uma casa que seja quente no Inverno e fresca no Verão, e tanto melhor se pudermos contribuir para poupar o meio ambiente e viver numa casa ecológica.

Pois a verdade é que para casas com estas características, todos os produtos industriais que existem falham quando comparados com o barro. E é exatamente desta forma que os construtores britânicos pensam, ou seja, na construção de casas ecológicas de barro.

 

casas-ecologicas-barro

 

As primeiras casas de barro

Na verdade, os nativos do Norte de África usavam o barro como material de construção desde o século XI. A combinação do barro e da palha chamou a atenção dos europeus três séculos mais tarde, pelo que já nos séculos XIV e XV, a maioria das casas britânicas eram construídas desta forma, desde a raiz.

A industrialização e o baixo custo do tijolo contribuíram para que este costume e hábito caísse em desuso. Contudo, nos finais do século XX voltou a reaparecer, quando um residente britânico da área de Devon construiu uma enorme empresa de barro.

As casas de barro modernas

O jornal britânico The Independent publicou em 2005 a notícia de que a casa considerada como a melhor casa ecológica, considerada como tal pelo Real Instituto Britânico de Arquitetos, foi exatamente uma construída em barro.. Para além disto, a verdade é que as construções de barro são as preferidas dos ambientalistas, pois acreditam que a terra é a melhor e mais perfeita opção para uma casa ecológica. Para eles, as casas ecológicas de barro são baratas, ecológicas e tradicionais, sendo ainda perfeitas para qualquer clima, pois são frescas no Verão e quentes no Inverno.

Quanto à estética, todos gostaríamos de sonhar com janelas com parapeitos tão profundos que nos poderíamos sentar com todo o conforto e ler um livro. Muitos se questionam como será possível fazer uso da terra como material de construção. São perguntas que surgem na cabeça da maioria das pessoas e muitos podem até mesmo rir-se de tal possibilidade.

No caso das casas ecológicas de barro, a terra é sempre um material com boas propriedades termais, de som e reguladoras do ambiente interior, que fica equilibrado pela “troca” com o ambiente (e não com aparelhos dispendiosos), já para não falar do facto de que é saudável e tem ótimo aspeto.

A terra, o barro, pode ser usado de várias formas, no tijolo não queimado de alvenaria, painéis monolíticos prensados, terra pré-fabricada, e para criar variadas cores e texturas.

Por mais que pareça estranho a construção de casas ecológicas de barro, é em países como os EUA e Canadá que este tipo de construção já se tornou costume.

Categorias do artigo:
Casas Ecológicas

Comentários

  • Com a ajuda dos meus amigos estudantes de arquitetura vou construir uma casa ecologica de barro. Vi aqui alguns modelos bem legais. Estou encantada, aposto na beleza e qualidade dessas casas.Sem falar na parte ecológica. Se não houver empenho da nossa parte na preservação e cuidados com a natureza a vida na terra não terá a mínima qualidade.

    Aniruasz 9 de abril de 2015 02:53 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.