Casas pré-fabricadas: dicas de decoração para espaços pequenos

Embora hoje em dia as casas pré-fabricadas já se comecem a assemelhar às casas construídas através de métodos tradicionais, a verdade é que alguns modelos possuem ainda dimensões mais reduzidas, o que permite pouco espaço de “manobra” para decorações opulentas e grandiosas. Mas isso não significa que com algum planeamento não possa conferir à sua casa pré-fabricada uma decoração elegante e luxuosa, capaz de surpreender familiares e convidados.

 

 

Se não sabe como decorar espaços pequenos confira as nossas próximas dicas.

Cada centímetro conta

Esta é a principal ideia a reter: “cada centímetro conta”! Espaços pequenos podem conferir uma atmosfera pouco acolhedora e de pouco conforto a quem neles entra, quando mal decorados. Mas felizmente, através de alguns conceitos básicos de design e decoração é possível enganar os nossos próprios olhos e mente, criando a ilusão de um espaço de maiores dimensões.

É fundamental avaliar o espaço disponível, de forma a conseguir aproveitar e maximizar cada centímetro, tanto para decoração, como para conforto e determinadas funções. Considere optar por mobiliário multi funcional, em detrimento de móveis específicos para cada função. Por exemplo, um sofá cama para receber hóspedes, uma mesa de refeição extensível que se pode tornar em área de trabalho, só para mencionar algumas opções.

 

 

Tornar o espaço amplo

A maior vantagem de decorar espaços pequenos é que estes também requerem, normalmente, um orçamento menor. Por exemplo, como a área das paredes a decorar é menor, porque não aproveitar para colocar aquele papel de parede luxuoso com que sempre sonhou? Um padrão de maiores dimensões cria um efeito fantástico num espaço limitado pelo tamanho. Apenas tenha o cuidado de escolher cores claras e brilhantes, uma vez que um padrão grande e escuro pode criar o efeito inverso do que pretende.

Se preferir pintar as paredes, então sugerimos que siga as próximas dicas:

  • Opte por cores mais frias e suaves, estas vão ajudar a criar a ilusão de amplitude, para além de tornarem o espaço mais luminoso.
  • Pinte todas as superfícies da mesma cor, embora possa escolher diferentes tonalidades, desde que estas sejam suaves e claras.
  • Mantenha o chão mais escuro e as paredes claras. Desta forma vai parecer que o espaço se expandiu.
  • Pinte o teto de uma tonalidade mais clara que as cores das paredes para que este pareça mais alto.
  • Para criar a ilusão de amplitude, aplique as tonalidades mais escuras perto do chão e as mais claras perto do teto.
  • Mobiliário de maiores dimensões vai parecer mais pequeno se possuir cor semelhante à da parede.
  • Se não gostar de cores suaves pode optar por conferir uma atmosfera mais acolhedora ao espaço pintando as paredes de cores mais quentes. O vermelho é uma boa opção para conseguir este efeito.

Deixe a sua opinião