Casas pré-fabricadas: escolher o tipo adequado às suas necessidades

Muitas pessoas quando pensam em casas pré-fabricadas ainda lhes vem à mente os velhinhos contentores ou casas em atrelados sem qualidade e pouco confortáveis. Mas tal não poderia estar mais longe da realidade, hoje em dia.

As casas pré-fabricadas sofrem erradamente da reputação de serem mal construídas e noutros casos até são consideradas como habitações de segunda categoria. Embora sejam populares por serem mais baratas do que as casas denominadas de tradicionais, alguma falta de pesquisa da sua parte pode facilmente resultar num custo mais elevado do que esperava.

A solução reside, por isso, em informar-se corretamente em relação aos diferentes tipos de casas pré-fabricadas disponíveis para venda no mercado, pois há opções mais dispendiosas que outras. Vamos ver algumas das categorias mais populares e comuns.

Tipos de casas pré-fabricadas

Casas pré-fabricadas tradicionais

Este tipo de casas pré-fabricadas são em tudo semelhantes às casas construídas através dos métodos tradicionais, sendo por isso complicado, muitas vezes, fazer a distinção entre as duas. Estão disponíveis numa enorme variedade de modelos e designs, desde o mais clássico ao mais moderno, e a maioria dos fabricantes ainda lhe permite um elevado nível de personalização, conforme as necessidades e exigências da sua família.

Os custos associados a este tipo de casas são também bastante inferiores aos das casas tradicionais. O facto de serem construídas num ambiente controlado de uma fábrica, não só melhora a sua qualidade de construção, como evita adiamentos, o que iria levar irremediavelmente ao aumento dos custos de mão-de-obra.

Casas pré-fabricadas modernas

Nos últimos anos diversos arquitetos, alguns até bastante famosos e de renome, começaram a mostrar interesse neste tipo de habitações. Com o crescente interesse e maior variedade de modelos e designs disponíveis, o consumidor passou a encarar as casas pré-fabricadas como uma opção viável de habitação.  Estas casas pré-fabricadas modernas oferecem todo o tipo de comodidades que as tecnologias mais recentes permitem, mas são também muitas vezes mais dispendiosas que as tradicionais.

Por outro lado, o aumento da procura também leva ao aumento de fabricantes que disponibilizam este tipo de casas pré-fabricadas, sendo que alguns possuem ainda muito pouca experiência na área. Por isso, antes de pensar em adquirir uma casa pré-fabricada tenha o cuidado de pedir referências e informar-se acerca dos diversos fabricantes na sua área de residência.

Casas pré-fabricadas “miniatura”

Embora este tipo de casas pré-fabricadas seja mais indicada para satisfazer quem pretende normalmente habitações mais rústicas e individuais, são excelentes para uma variedade de outras aplicações. São boas opções, por exemplo, de casas de hóspedes, de férias ou até retiros calmantes para um fim de semana longe da confusão das cidades.

O fundamental é que avalie muito bem as suas exigências e necessidades familiares, de forma a saber o tipo de casa pré-fabricada que melhor se adequa ao seu caso.

Um comentário

Deixe a sua opinião