Materiais de construção sustentáveis

Materiais de construção sustentáveis

Para construir uma casa são necessários materiais, mas a escolha dos materiais pode e deve ter em conta alguns fatores importantes, como é o caso de serem ou não sustentáveis e amigos do ambiente.

Embora por vezes possa achar que acabamentos em madeira rara, de um local distante e para a qual foi preciso esperar que as árvores crescessem durante décadas ou até centenas de anos para a ter são muito bonitos, a verdade é que no mercado existem opções mais em conta e que se preocupam com a preservação do nosso planeta e a sustentabilidade.

Neste artigo vamos dar exemplos de alguns desses materiais e a sua aplicação nas casas tradicionais ou casas pré-fabricadas.

 

A escolha dos materiais sustentáveis para a construção de uma casa deve ter em conta os seguintes critérios:

  • Os materiais devem ser provenientes de locais próximos;
  • Quer sejam materiais sintéticos, naturais e/ou transformados, devem ser produzidos para ser usados até o fim da vida útil. Adequados para a reciclagem e reutilização;
  • Serem materiais que não contêm substâncias tóxicas que possam prejudicar o ambiente;
  • Tenham sido feitos sem agredir o meio e/ou deturpar as ordens sociais e culturais. Economicamente vantajoso ao lugar e região na qual é produzido;
  • Embora naturais devem ser renováveis e não poluentes.

Materiais sustentáveis

  • Entre os materiais sustentáveis mais utilizados encontramos as fibras vegetais, que podem substituir as fibras de vidro e sintéticas. São provenientes de plantas e vegetais como sisal, juta, fibra do coco, bambu, algodão, entre outras, sendo muito resistentes e duráveis. A sua utilização na construção é muito vasta e ao serem misturadas com betão conferem maior resistência a qualquer estrutura. Frequentemente usadas para fazer telhas, tapumes, revestimentos acústicos e térmicos, painéis, tecidos, tapetes e carpetes.
  • O uso de vegetais na construção não se fica unicamente pelas fibras, também os óleos são regularmente utilizados. Hoje em dia são utilizados como base em tintas, vernizes, impermeabilizantes e solventes. O uso deste tipo de óleos vegetais apresentam a vantagem de não serem adicionados produtos químicos prejudiciais tanto à nossa saúde, como do planeta.
  • O uso de betão reciclado tem despertado cada vez mais uma consciência de reaproveitamento dos materiais que antigamente eram descartados, como restos de tijolos e telhas, abrindo espaço para empresas que separam e comercializam materiais que sobram de obras e de demolições.
  • A utilização de determinado tipo de madeiras a elevada escala está a destruir e dizimar inúmeras espécies de árvores do nosso planeta. Por isso, torna-se fundamental recorrer cada vez mais a alternativas viáveis, como é o caso de madeiras certificadas, que atestam o local de onde foram retiradas.
  • Tintas naturais à base de água encontram-se facilmente no mercado. Da sua composição fazem também parte óleos e resinas naturais, aconselhadas para um equilíbrio sustentável, pois não contém resíduos ou ingredientes tóxicos.
  • Lâmpadas com elevada eficiência energética começam também a ser muito utilizadas. É o caso dos LEDs e das denominadas lâmpadas economizadoras de energia, que têm um consumo significativamente inferior ao das lâmpadas normais.

Estes são alguns exemplos de materiais sustentáveis que pode utilizar na construção da sua casa pré-fabricada. Faça a diferença e ajude o nosso planeta!

Entradas neste artigo:

  • chales pre fabricados com material sustentavel
  • casas pre moldadas sinteticas
  • materiais usados para a construção de casas sustentaveis

Sem Comentários para “Materiais de construção sustentáveis”

Deixe um Comentário:

Nome (obrigatório):
Mail (não será publicado) (required):
Website:
Comentário (obrigatório):
XHTML: Usted puede utilizar el siguiente: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>