Modelos modernos e pequenos de casas modulares e móveis

Acha que conseguiria viver numa casa de dimensões bastante reduzidas? Para a maioria das pessoas a resposta seria um redondo “não”, mas isso talvez se devesse ao facto de nunca terem visto a originalidade das casas que vamos mostrar de seguida. Os próximos exemplos de casas modulares e móveis são criações modernas, divertidas e fruto de uma boa dose de imaginação.

Para além de estarem bem construídas, estas casas pré-fabricadas adaptam-se bem a qualquer tipo de terreno, situação e clima, conforme o modelo escolhido, podendo ainda apresentar um design mais rústico ou futurista conforme as escolhas do seu proprietário.

Os próximos exemplos demonstram bem o quanto estas casas “miniatura” podem ser compactas, mas ainda assim manter o conforto e funcionalidade para funcionarem como habitações de primeira.

 

 

Lab House – Pequena e moderna

Esta casa de aspeto bastante peculiar foi projetada a pensar numa árvore. Criada pelo Instituto de Arquitetura Avançada da Catalunha, a Casa Laboratório (Lab House) em Madrid tem uma forma arredondada e um telhado coberto de ‘folhas’ fotovoltaicas feitas a partir dos painéis solares mais flexíveis do mundo. A energia captada por estas ‘folhas’ desce para as ‘raízes’ da casa onde é armazenada para uso posterior. O que vamos dizer de seguida pode parecer mentira quando se tem em conta que a casa é efectivamente de reduzidas dimensões, mas a verdade é que consegue ter um interior bem espaçoso, com uma divisão aberta que funciona na perfeição como sala de estar, sala de refeições e um quarto extra. Quem diria!

Casa ovo

Um estudante chinês tem o privilégio de viver nesta fabulosa casa em forma de ovo. De tamanho minúsculo é verdade, mas  feita de uma armação de bambu e inspirada pelas cúpulas cobertas de relva da Noruega, esta casa não deixa ninguém indiferente. Estacionada do lado oposto da rua onde o seu proprietário/construtor Daihai Fei trabalha, esta casa em formato de ovo está coberta com uma camada de sacos costurados e cheios de sementes de serradura e relva, dos quais brotam todo o verde que se vê na sua cobertura. É esta camada que oferece tanto proteção da chuva, como isolamento. No interior desta criativa casa, Fei tem uma cama, um pequeno lavatório, uma lâmpada alimentada por um painel solar e uma estante para os seus livros.

Casa cubo (alimentada a energia solar)

Incrivelmente simples e fácil de construir, o primeiro protótipo do Projeto Cubo – conhecido como QB1 – tinha cerca três metros quadrados. Projetada para gerar mais energia do que consome ao longo de um ano, graças a um sistema solar 1.48kW no seu telhado, esta casa modular QB1  dispões de um salão, mesa, duas cadeiras, cama de casal, chuveiro, uma cozinha, uma máquina de lavar e uma casa-de-banho de compostagem. E pasme-se, tudo o que precisa é ligação à rede e água fria para funcionar.

Deixe a sua opinião