Menu de opções

Projetos De Casas Rústicas No Brasil

  • on 21 de julho de 2014
  • Likes!
Spread the love

No Brasil, a utilização do estilo rústico é muito popular, seja em casas de campo ou em casas rurais.

O estilo rústico confere um ambiente muito especial tanto em casas mais simples, como em mansões, em montanhas ou em fazendas. Trata-se de um estilo que é muito elegante e deixa qualquer casa com um visual lindo e aconchegante.

Seguem-se algumas ideias de projetos de casas rústicas no Brasil.

 

casa-fazenda

 

Clima de Montanha

Uma das casas mais lindas de Campo do Jordão, no Estado de São Paulo, é o projeto do arquiteto Mauro Munhoz junto com Walter Maximilian Gosslar.  A casa tem 250 m² e sua construção se remete ao clima serrano da cidade. Em sua decoração existe o predomínio da madeira que emoldura o vidro, além de outros detalhes muito originais como caixilhos de freijó, pilares de jatobá junto com as pedras próprias da região, que garantem uma estrutura sólida para a casa.

Todos este materiais enfatizam o estilo rústico e natural da casa, sendo sem dúvida um projeto perfeito e muito bem elaborado, uma verdadeira casa dos sonhos.

Vista Para o Mar

No litoral do Rio de Janeiro, outro projeto rústico de Mauro Munhoz, sendo que dessa vez juntamente com Silvio Oksman, se destaca encima de uma rocha a 38m acima do mar. A casa, que tem o tamanho total de 211 m², é devidamente ecológica. Firmada nas pedras que sustentam o esqueleto de aço e maçaranduba, a estrutura de toda a construção, além de ornar a área coberta criada sob a casa de maneira natural, oferece muita beleza e segurança.

O deque é forrado de madeira ipê e como todas as outras também é proveniente de manejo florestal, pois a preocupação com a preservação do meio ambiente reina na construção desta casa.  Essa casa é uma prova de que o estilo rústico combina com qualquer tipo de ambiente, inclusive em ambientes praianos.

Ambiente Rural

Na Chapada dos Guimarães em Mato Grosso, o projeto de Ivã Sérgio Guimarães Neto é um verdadeiro sucesso. Com materiais próprios locais compõe, além do estilo rústico, um estilo mato-grossense de ser.

O piso externo é composto por placas do lajão de Pirenópolis, que foram deixadas ao natural entremeadas com o gramado. Além das toras de guatanã que são normalmente utilizadas como lenha, agora sustentam o pergolado da casa, dando um ar rústico de fazenda, uma verdadeira mansão rústica e muito bonita. Sem dúvida, um projeto arquitetônico de deixar qualquer pessoa boquiaberta.

Estilo Casa da árvore

Em um terreno bem declive, o projeto do arquiteto Dante Della Manna, teve que driblar a terra argilosa em um terreno no litoral paulista. Uma pequena casa com 48 m² ganhou um emaranhado de pilares e vigas de itaúba e teve o peso todo concentrado nos quatro pontos de apoio atrás da casa e um na frente. A casa tipicamente rústica contem acabamentos das paredes em massa acrílica cor de laranja, além de um deque com vista para o mar em piso de madeira de demolição. De longe se vê uma casa no alto, que mais parece as casas de árvore. Este projeto de casa rústica é muito original e não perde a elegância do estilo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.