Prós e contras de um edifício comercial modular

Tal como sucede com qualquer tipo de edifício, também os edifícios comerciais modulares têm vantagens e desvantagens específicas. Como ainda existe muito desconhecimento acerca deste tipos de edifícios e da construção modular propriamente dita, resolvemos compilar neste artigo algumas das principais vantagens e desvantagens associadas aos edifícios comerciais modulares.

Estes são alguns dos aspectos mais comuns que os empresários enfrentam quando se defrontam com a possibilidade de utilizar a construção modular para suas necessidades de estruturas comerciais.

 

 

Principais vantagens de um edifício comercial modular

  • Poupança de custos – Optar pela construção modular é bastante mais barato que a construção denominada de mais tradicional e convencional. A poupança dos custos é conseguida pela eficiência da linha de montagem. O edifício comercial é construído primeiramente e, quase integralmente, numa fábrica, sendo posteriormente montado na sua localização permanente, por construtores locais eficientes. Uma vez que os construtores constroem a estrutura modular numa única fábrica, conseguem comprar o material necessário para a sua construção em grandes quantidades e a custos mais reduzidos.
  • Poupança em termos de tempo – A construção em linha de montagem também diminui o próprio tempo de fabricação do edifício comercial modular. Uma vez fabricados os módulos em fábricas especializadas, estes são transportados para o local de construção e o edifício modular comercial geralmente fica pronto em apenas um dia e pronto a utilizar. Toda a fabricação dos módulos é feita em uma fábrica de ambiente rigorosamente controlado. Desta forma não existe a necessidade de perder tempo em atrasos provocados por condições climatéricas adversas para a construção, resultando também assim em menores custos de trabalho.
  • Portabilidade – Os edifícios modulares podem ser considerados como estruturas permanentes, mas se for necessário os módulos podem ser novamente desmontados e montados noutros locais. Alguns construtores de estruturas modulares dispõem, inclusive,  de aluguer de edifícios modulares para ajudar a acomodar as necessidades comerciais sazonais ou de crescimento de negócio.

Principais desvantagens de um edifício comercial modular

  • Personalização limitada – Os edifícios modulares comerciais podem ser personalizados apenas até um certo ponto. Se você quiser uma aparência totalmente original para a sua loja comercial ou escritório, então os edifícios modulares podem ser bastante limitados em termos de personalização, uma vez que obedecem a rigorosos códigos de construção e alguns dos elementos estruturais não podem ser alterados. Existem por isso, diversos modelos e uma variedade de designs por onde pode escolher, mas que têm alguma limitação em relação a formato e aparência.
  • Distância de montagem – Uma vez que os módulos são construídos numa fábrica e posteriormente enviados para o local de montagem em camiões, a distância entre os dois locais não deve ser muito extensa. Os custos de transporte de um edifício modular começam a tornar-se demasiado dispendiosos em distâncias superiores a 800 km.

Deixe a sua opinião