CASAS PRÉ-FABRICADAS: construção em granito

As casas pré-fabricadas em granito ainda não são muito escolhidas devido à ideia generalizada que temos de que casas em granito não se enquadram no conceito de casas pré fabricadas.

Enquanto as casas que normalmente estão disponíveis no mercado dos pré-fabricados são de madeira, estas são revestidas com paredes de granito, de 20cm de espessura, aplicadas sobre uma estrutura em ferro e com os interiores em pladur.

A tipologia base é o T2, não deixando de ter todas as infraestruturas necessárias para que seja implantada no terreno escolhido. De qualquer forma, é tudo uma questão de combinar e de negociar as características que se pretende que a casa tenha.

 

casa-pre-fabricada-granito

 

Vantagens

As casas pré-fabricadas em granito normalmente não pagam impostos. Apesar desta não ser uma questão linear, já existem diferentes interpretações entre as variadas Câmaras Municipais.

O granito, comparativamente às restantes pedras, transmite uma solidez superior, associada a um melhor isolamento e beleza natural com traços inconfundíveis. Quando colocado na natureza, uma casa com esta pedra relembra as típicas casinhas de pedra. Existem, de facto, algumas lacunas na lei que permitem, em alguns municípios, a colocação de casas pré-fabricadas em granito, mesmo em locais onde não é permitida a construção regular.

Por outro lado, o granito pré-fabricado pode dar origem a projetos de renovação de casas, seja por DIY (Do it Yourself – faça você mesmo) ou por profissionais. Isto porque apesar de você mesmo poder fazer trabalhos de granito, ele é difícil de transportar, fabricar e instalar. 3/4 “ de granito pesa, em regra, cerca de 6kg por 0,3m2.

Para quem não sabe, nas casas pré-fabricadas em granito, o granito modular é algo entre laje e telha, tendendo mais para o lado da telha, vindo pré-cortado em mini placas.  Em regra, as larguras para o granito laminado são de apenas 12cm. Mas a pedra de granito é de mais fácil transporte que o granito laje. De facto, as caixas de granito tendem a pesar entre 35 e 80kg. Mas, apesar de pesado, não deixa de ser totalmente gerenciável.

De qualquer forma, o granito modular torna possível que a própria pessoa o possa instalar, ao contrário das lajes de granito. Seja para instalar numa renovação da sua casa, ou apenas na sua cozinha, o granito modular torna-se muito menos custoso quando utilizado na construção de casas pré-fabricadas. Assim, as casas pré-fabricadas em granito também se tornam menos dispendiosas, mesmo tendo em conta as eventuais especificações dos clientes.

Em suma, para as casas pré-fabricadas em granito, o granito modular é, de facto, o ideal. Mas se estiver a ponderar o uso de lajes de granito, então o granito modular não será a resposta para o que quer. O granito modular é mais como que uma versão do granito em telha. Poderá ficar mais bonito e ser de maior rapidez de instalação por causa das dimensões e detalhes agregados, além de permitir que seja a própria pessoa a instalar esse módulo sozinha.

26 comentários

  1. Afonso
  2. Antonio Cordeiro
  3. Carla Matos
  4. inaburita
  5. Loureiro
  6. jose martins
  7. admin
  8. Paulo jeronimo
  9. admin
  10. helder
  11. Carlos
  12. Otelinda
  13. Casa Ecológica
  14. maria caeiro
  15. Jorge Rodrigues
  16. Jorge Telles de Menezes
  17. Conceição Fernandes
  18. José Manuel Júlio
  19. Casa Ecológica
  20. Vitor Pimentel
  21. Casa Ecológica
  22. Nelson
  23. Fernando Nunes

Deixe a sua opinião