Casas Pré-fabricadas na Venezuela com Sistema CONCACERO

Concacero é um sistema de casas pré-fabricadas (na totalidade), que combina o aço como estrutura rígida, com concreto reforçado, assim produzindo uma estrutura mista. O conceito principal é a produção de painéis de carga a partir de formas
fabricadas com perfis de aço e preenchidas com concreto para criar a rigidez do diafragma da estrutura metálica. A criação e introdução deste sistema, tem em mente a vantagem de estruturas mistas. Na Venezuela, foi também uma consequência da experiência com a produção e montagem de estruturas de aço, considerando que o país tem uma importante indústria metalomecânica.

O projecto do Sistema Concacero surgiu na Venezuela durante os anos setenta, como opção, para a produção de edifícios de serviços de até cinco andares. Os seus componentes foram normalizados de tal maneira que permitiam diferentes soluções de design de edifícios, tais como: instituições de ensino, clínicas, consultórios, centros comunitários e comerciais, entre outros.

A produção dos componentes do sistema decorria parcialmente nas oficinas metalomecânicas.
A construção no local, começava por fixar as fixações para o reforço da fundação, previamente ao vazamento do concreto. Após estas fixações, os conectores de fundo que servem como guia e fixação das paredes, eram colocados. A geometria da forma X das articulações foi uma das contribuições fundamentais do sistema. Depois, das paredes estarem montadas, os conectores de topo eram colocados e, posteriormente, os feixes com o seu apoio correspondente. O passo seguinte era a colocação de placas. Depois, dos conectores serem soldadas, as paredes do andar de cima podiam ser montadas. Depois, era vazado o concreto nos espaços entre as lajes. Este processo era repetido até que o prédio estivesse concluído.

Em cada caso, peças especiais eram utilizadas para resolver os requisitos associados á tipologia dos edifícios ou às condições do local. Da mesma forma que os exemplos anteriores, as razões político-económicas foram a causa da interrupção do uso deste sistema na década de oitenta. Na década de noventa, foram realizadas experiencias com um sistema que seguiu os critérios da estrutura mista, mas com componentes menores, portanto mais leves. Esta experiência permitiu o desenvolvimento de outras alternativas, que, baseadas na combinação de uma estrutura de aço rígido e concreto armado, permitem trabalhar, não só com paredes estruturais de peso, mas também com sistemas estruturais, mais leves.

Deixe a sua opinião