Decoração de interiores de casas rústicas

Como fazer a decoração de uma casa rústica, de maneira adequada e pertinente com o ambiente todo? Descubra a seguir.

Em primeiro lugar, vale esclarecer uma questão que muitas pessoas confundem: rústico é diferente de desarrumado, bagunçado e mal feito. Rústico é algo que é feito com menos foco na aparência e mais atenção à funcionalidade.

Nas últimas décadas a arquitetura conseguiu elevar o conceito rústico a um novo patamar. Até a década de 20, o rústico era visto como forma de construção das habitações populares, com baixa renda.

Alguns arquitetos enxergaram as qualidades das construções rústicas, como a praticidade, a beleza e o charme nostálgico (já que o estilo remete a épocas mais antigas) e decidiram agregar esses diferenciais nas casas de alto padrão.

Foi dessa forma que o rústico se tornou uma tendência chique em todo o mundo.

Bem, mas você está com dificuldades para fazer a decoração da sua casa, certo? Então preste bastante atenção às dicas a seguir, porque ao mesmo tempo em que é muito fácil decorar o interior de uma casa rústica, é também muito difícil.

Isso acontece porque o rústico aceita qualquer combinação. Você pode usar iluminação direta ou indireta, paredes lisas ou com quadros, esculturas, tapeçaria, obras de arte, enfim: tudo pode ser usado. Mas nem tudo deve ser usado.

Sua casa precisa ser por dentro tão bonita quanto ela é por fora.

Para não errar, siga sempre esses dois passos básicos:

1. Use o princípio do tom sobre tom

Uma blusa verde clara sempre combinará com um casaco verde escuro. Como a única diferença entre essas duas peças é a intensidade da tonalidade, elas combinarão perfeitamente, porque pertencem a mesma família de cores.

E esse é um princípio universal, conforme estudos de design de moda já comprovaram.

Então, essa mesma ideia aplica-se à decoração do interior de uma casa de madeira. Já que a cor natural e predominante dentro da residência é o marrom, aproveite para fazer combinações, apenas mexendo com a tonalidade dos móveis.

Uma mesa na cor caramelo escuro, cadeiras cor de mel e mesa de centro na tonalidade âmbar casam perfeitamente com as paredes escuras de uma casa de madeira.

Já se as paredes forem claras, no tom bege ou creme, aposte em uma mesa cor de pérola, com cadeiras na tonalidade marfim e mesa de centro na cor gelo. No entanto, nesse caso a tendência é que essas cores deixem o ambiente com ar mais frio e sério.

Por isso, use uma iluminação indireta, com spots e dimmers, para “aquecer” o ambiente.

 

2. Aproveite o contraste claro-escuro

Se você não gostou da opção acima, porque achou tudo muito monocromático, então siga a nossa segunda sugestão, que tira proveito dos contrastes na decoração de interiores de casas rústicas.

Ou seja: em ambientes com paredes escuras você usará móveis claros e em locais com paredes claras você usará móveis escuros.

No entanto, nesse caso a iluminação indireta não pode ser usada, porque destacará ainda mais as paredes, enquanto o que buscamos é trazer o destaque para os móveis.

Use, então, uma iluminação direcionada, caprichando na escolha de lustres e luminárias antigas.

 

Fácil, não? Bom trabalho!

2 comentários

  1. Ana Colle
  2. Salma

Deixe a sua opinião