Menu de opções

Decoração de interiores de casas rústicas

  • on 16 de agosto de 2014
  • Likes!

Como fazer a decoração de uma casa rústica, de maneira adequada e pertinente com o ambiente todo? Descubra a seguir.

Em primeiro lugar, vale esclarecer uma questão que muitas pessoas confundem: rústico é diferente de desarrumado, bagunçado e mal feito. Rústico é algo que é feito com menos foco na aparência e mais atenção à funcionalidade.

Nas últimas décadas a arquitetura conseguiu elevar o conceito rústico a um novo patamar. Até a década de 20, o rústico era visto como forma de construção das habitações populares, com baixa renda.

Alguns arquitetos enxergaram as qualidades das construções rústicas, como a praticidade, a beleza e o charme nostálgico (já que o estilo remete a épocas mais antigas) e decidiram agregar esses diferenciais nas casas de alto padrão.

Foi dessa forma que o rústico se tornou uma tendência chique em todo o mundo.

Bem, mas você está com dificuldades para fazer a decoração da sua casa, certo? Então preste bastante atenção às dicas a seguir, porque ao mesmo tempo em que é muito fácil decorar o interior de uma casa rústica, é também muito difícil.

Isso acontece porque o rústico aceita qualquer combinação. Você pode usar iluminação direta ou indireta, paredes lisas ou com quadros, esculturas, tapeçaria, obras de arte, enfim: tudo pode ser usado. Mas nem tudo deve ser usado.

Sua casa precisa ser por dentro tão bonita quanto ela é por fora.

Para não errar, siga sempre esses dois passos básicos:

1. Use o princípio do tom sobre tom

Uma blusa verde clara sempre combinará com um casaco verde escuro. Como a única diferença entre essas duas peças é a intensidade da tonalidade, elas combinarão perfeitamente, porque pertencem a mesma família de cores.

E esse é um princípio universal, conforme estudos de design de moda já comprovaram.

Então, essa mesma ideia aplica-se à decoração do interior de uma casa de madeira. Já que a cor natural e predominante dentro da residência é o marrom, aproveite para fazer combinações, apenas mexendo com a tonalidade dos móveis.

Uma mesa na cor caramelo escuro, cadeiras cor de mel e mesa de centro na tonalidade âmbar casam perfeitamente com as paredes escuras de uma casa de madeira.

Já se as paredes forem claras, no tom bege ou creme, aposte em uma mesa cor de pérola, com cadeiras na tonalidade marfim e mesa de centro na cor gelo. No entanto, nesse caso a tendência é que essas cores deixem o ambiente com ar mais frio e sério.

Por isso, use uma iluminação indireta, com spots e dimmers, para “aquecer” o ambiente.

 

2. Aproveite o contraste claro-escuro

Se você não gostou da opção acima, porque achou tudo muito monocromático, então siga a nossa segunda sugestão, que tira proveito dos contrastes na decoração de interiores de casas rústicas.

Ou seja: em ambientes com paredes escuras você usará móveis claros e em locais com paredes claras você usará móveis escuros.

No entanto, nesse caso a iluminação indireta não pode ser usada, porque destacará ainda mais as paredes, enquanto o que buscamos é trazer o destaque para os móveis.

Use, então, uma iluminação direcionada, caprichando na escolha de lustres e luminárias antigas.

 

Fácil, não? Bom trabalho!

Comentários

  • Gostei do artigo e tenho uma casa rústica com paredes interiores em granito para decorar. Fica com cozinha integrada na sala, mas não sei que côres de móveis usar.
    Poderiam dar-me uma dica?
    Muito grata pela atenção

    Ana Colle

    Ana Colle 21 de março de 2015 13:13 Responder
  • Boa tarde

    Gostaria de uma orientacao tenho chale tipo suico em Campos do Jordao, estou com problema no box do banehiro ele foi feito de tipo placas tipo( eucatex) pelo tempo hj ele esta bem feio..gostaria muito de sugestao de reforma..pois ja procurei esse tipo de placas nao encontrei.Chale tem uns 30 anos.

    Obrigada

    Salma

    Salma 23 de setembro de 2015 16:17 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.